Sobre esse assunto, encontrei um texto que descreveu muito bem o que entendo e acredito sobre esses dois temas e por isso, trouxe ele na íntegra pra vocês! O texto é da Ca Costa, passarei o link da fonte no final do texto, ok?
A busca por autoconhecimento e espiritualidade não é algo recente. Ela surge em tempos remotos e, com o passar dos séculos, transita entre crenças e povos, chegando até os dias atuais.
No entanto, o objetivo dessa busca pode ser resumido em: equilibrar nossos sentimentos cotidianos para que assim a gente possa viver de forma plena e, consequentemente, sermos muito mais felizes.
A palavra “autoconhecimento”, no dicionário, significa: conhecimento de si mesmo, das próprias características, sentimentos, inclinações, entre outras. Nesse sentido, podemos entender que ter autoconhecimento seria o mesmo que saber quem você é, o que e por que faz o que faz e para onde vai.
De forma bem simplificada, autoconhecer-se faz com que nossas decisões sejam mais certeiras e tenham melhores resultados. Afinal, quando a gente sabe quem a gente é, o que gostamos ou quais são nossos valores, fica muito mais fácil tomar uma decisão e não se arrepender, não é verdade?
A espiritualidade, no entanto, envolve tudo o que tem por objetivo a vida espiritual independentemente de religião, crenças ou qualquer outro conceito preestabelecido. Assim, o verdadeiro sentido da espiritualidade seria a busca constante por conexão com algo maior, com um propósito.
Mas como fazer para alcançar o autoconhecimento e a espiritualidade de fato em nossas vidas?
1-Faça uma autoavaliação: Autoavaliar-se envolve uma reflexão profunda e constante de seus atos, sentimentos, pensamentos e todas as situações vivenciadas — e as que ainda estão por vir. A autoavaliação revela quem você é e quem você realmente deseja se tornar.
2- Pratique a meditação: A meditação é o fator que permite que essa autoavaliação possa acontecer de forma natural e tranquila. Isso porque alguns de seus benefícios são: o desenvolvimento da intuição e um olhar mais desperto para você, para as outras pessoas e para a vida.
3- Cultive sentimentos positivos: Sentimentos positivos são o combustível para uma vida feliz. E quem é feliz sabe que está a um passo de ter uma vida plena e realizada em todas as áreas. Isso não só ajuda a entender mais sobre você, como também ajuda a aceitar que nem sempre as coisas são como a gente espera.
4-Veja o lado bom das coisas: Assim, ver o lado bom das coisas só acontece quando a gente já trilhou os caminhos anteriores e conseguiu, enfim, entender que, em muitos momentos, o que a gente considera ruim é, na verdade, uma oportunidade para algo ainda melhor.